Produtos Intelectuais

Produto Intelectual 1  

A formação e a estrutura curricular do projeto TOUR4ALL terão como objetivo apurar as necessidades ao nível das atividades turísticas para pessoas em situação de desvantagem e com necessidades especiais. A finalidade do projeto será criar as bases para gerar conhecimentos, aptidões e competências adequadas para, assim, colmatar esta lacuna nos cursos profissionais da área do Turismo.

O quadro de formação e a estrutura curricular serão o produto transferível e inovador a apresentar no final do projeto e serão construídos de acordo com os resultados preliminares e relatórios, dos quais os parceiros retirarão as informações necessárias, das quais se destacam:

  • conclusões iniciais da análise já realizada;
  • conclusões de uma análise aprofundada realizada nos países parceiros com base em inquéritos, entrevistas e grupos de discussão;
  • inspiração através de práticas existentes sobre turismo acessível;
  • conhecimento claro acerca de outras ofertas de ensino profissional num setor que possa ser semelhante ao do módulo que o projeto pretende desenvolver.

Deste modo, o documento final consistirá na estrutura curricular a ser desenvolvida nas atividades do segundo produto intelectual, apoiado em referências e resultados de investigação adequados e ilustrados por boas práticas replicáveis.

Produto intelectual 2
A criação de recursos e o desenvolvimento de uma plataforma para o projeto TOUR4ALL têm por objetivo a conceção de recursos práticos para o módulo de Ensino Profissional sobre Turismo Acessível. Todos os recursos estarão disponíveis no formato e-Learning e também poderão ser implementados num formato de ensino profissional presencial. Estarão disponíveis em inglês e em todos os idiomas dos parceiros do projeto.

Estes recursos dotarão os formandos dos cursos profissionais de Turismo (cursos de formação inicial e contínua) de conhecimentos, capacidades e competências adequados para lidarem com as necessidades e exigências dos turistas com deficiência e necessidades especiais. Os recursos contribuirão para a formação dos formadores em matérias de grande importância para o setor do turismo, nomeadamente o turismo acessível.

O resultado final será uma plataforma de e-Learning, online e gratuita, onde será disponibilizado o módulo desenvolvido e todos os recursos complementares sobre Turismo Acessível, assim como materiais de orientação para formadores com informação sobre a utilização adequada dos recursos e também uma publicação final dirigida a entidades de formação profissional do setor do turismo sobre como integrar este módulo nas suas ofertas formativas atuais e como dar continuidade.